Thursday, May 07, 2015

A Ideia de Deus

"No decorrer de sua infância e de sua juventude, a humanidade criou para si deuses fantásticos e grotescos, meio homens, meio animais e, às vezes, revestindo completamente a forma animal. Amadurecendo, acreditava que Deus devia ter a forma humana em escala muito maior, com predicados imaginados, mais poderoso, mais sábio, e isto tudo na aparência e também no comportamento. A simplicidade extrema dessa concepção antropomórfica a faz acessível a todas as criaturas mais primitivas da coletividade antiga e se propagou até pelas sociedades civilizadas. Essa concepção sugeria que Deus era uma espécie de homem gigantesco e voluntarioso, truculento, a quem uma multidão humana de pigmeus se subordinava com mansidão. Era preciso notar no deus, em proporção, o tamanho dos olhos, das orelhas, das mãos, tudo gigantesco, notar as preferências e aversões, seu gênio caprichoso Poderia brincar com a humanidade se bem o entendesse, constituído que era, em seu todo, de uma mistura contraditória de onipotência, de benevolência, de consciência - por um lado, e por outro, de favoritismo racial, de crueza arbitrária e talvez de mesquinhos desejos de louvores. A crença ilógica de que Deus podia agir caprichosamente em relação à humanidade, distribuindo favores a alguns, oprimindo a outros com o peso dos males, provém de que a doutrina do karma foi em sua origem um tanto esotérica e por isso era ensinada sob forma velada. As vicissitudes da fortuna foram atribuídas a Deus; para uns, ele se manifesta aborrecido e descontente, para outros, ao contrário, bem disposto. A mentalidade primitiva acreditava mais facilmente nessa entidade fantasiosa do que no mentalismo sutil que implica a compreensão do karma. A resignação em face das consequências kármicas dos atos, era ensinada sob o mandamento da resignação à vontade de Deus. Infelizmente, a doutrina do karma foi banida do ensino ocidental, eliminada que foi do cristianismo com o gnosticismo, ao mesmo tempo. A concepção antropomórfica é aceita inconscientemente pela maior parte dos homens sem se aperceberem entretanto, quão distantes se encontram de Deus. Os homens substituem singelamente a imagem humana por imagens de pedra e as adoram, como o vemos nos povos primitivos. É incrível quanto Deus diminui, terrivelmente, de porte e de natureza ante esta objetivação aviltante!" PB

Wednesday, February 25, 2015

A Grande Invocação

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Que aflua Luz às mentes dos homens
Que a Luz desça sobre a Terra

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Que aflua Amor aos corações dos homens
Que Cristo retorne à Terra

Do Centro onde a Vontade de Deus é conhecida
Que o Propósito guie as pequenas vontades dos homens
O Propósito que os Mestres conhecem e servem

Do Centro que chamamos a raça dos homens
Que se realize o Plano de Amor e Luz
E se feche a porta onde mora o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

Wednesday, October 02, 2013

Consciência, Psicologia e Mente

Consciência é a relação existente entre Espírito e Matéria. Dar informação prática a respeito dos pontos focais de energia, situados nos corpos etéricos do Logos Solar, o macrocosmo, e do homem, o microcosmo. Conforme for compreendido o substrato etérico que é a verdadeira substância subjacente a cada forma tangível, certas grandes revoluções terão lugar nos domínios da ciência, particularmente da medicina e da química. O estudo da medicina, por exemplo, será abordado sob um novo prisma, e a prática médica será baseada na compreensão das leis da radiação, das correntes magnéticas, e dos centros de força encontrados nos corpos dos homens e na sua relação com os centros e correntes de força do sistema solar. (Donner des renseignements pratiques sur les points focaux d'énergie, situés dans le corps éthérique du Logos solaire, le macrocosme, et dans celui de l'homme, le microcosme. A mesure que sera compris le substratum éthérique, qui est la vraie substance sous-jacente à toute forme tangible, de grandes révolutions se produiront dans le domaine de la science, de la médecine et de la chimie. L'étude de la médecine, par exemple, sera abordée, à l'avenir, sous un angle nouveau, et la pratique médicale reposera sur la compréhension des lois de la radiation, des courants magnétiques, et des centres de force situés dans le corps des hommes, ainsi que de leurs relations avec les centres de force et les courants du système solaire).

Friday, February 27, 2004

SE...


Se podes conservar o teu bom senso e a calma,
Num mundo a delirar, pra quem o louco és tu;
Se podes crer em ti, com toda a força d’alma,
Quando ninguém te crê; se vais, faminto e nu,
Trilhando sem revolta um rumo solitário;
Se à torva intolerância, à negra incompreensão
Tu podes responder, subindo o teu calvário,
Com lágrimas d’amor e bênçãos de perdão;

Se podes dizer bem de quem te calunia;
Se dás ternura em troca aos que te dão rancor,
Mas sem a afetação dum santo que oficia,
Nem pretensões de sábio a dar lições de amor;
Se podes esperar sem fatigar a esperança;
Sonhar, mas conservar-te acima do teu sonho;
Fazer do Pensamento um Arco de Aliança
Entre o clarão do inferno e a luz do céu risonho;

Se podes encarar, com indiferença igual,
O Triunfo e a Derrota – eternos impostores;
Se podes ver o Bem oculto em todo o mal
E resignar, sorrindo, o amor dos teus amores;
Se podes resistir à raiva ou à vergonha
De ver envenenar as frases que dissestes
E que um velhaco emprega, eivadas de peçonha,
Com falsas intenções que tu jamais lhes deste;

Se és homem pra arriscar todos os teus haveres
Num lance corajoso, alheio ao resultado
E, calando em ti mesmo a mágoa de perderes,
Voltas a palmilhar todo o caminho andado;
Se podes ver por terra as obras que fizeste,
Vaiadas por malsins, desorientando o povo,
E sem dizer palavra e sem um termo agreste
Voltares ao princípio, a construir de novo;

Se podes obrigar o coração e os músculos
A renovar o esforço, há muito vacilante,
Quando já no teu corpo, afogado em crepúsculos,
Só existe a Vontade a comandar “Avante”;
Se, vivendo entre o povo, és virtuoso e nobre
Ou, vivendo entre os reis, conservas a humildade;
Se, inimigo ou amigo, o poderoso e o pobre
São iguais para ti, à luz da Eternidade;

Se quem recorre a ti encontra ajuda pronta;
Se podes empregar os sessenta segundos
Dum minuto que passa, em obra de tal monta
Que o minuto se espraie em séculos fecundos;

Então, ó Ser Sublime, o mundo inteiro é teu!
Já dominaste os reis, os tempos e os espaços;
Mas, inda para além, um novo sol rompeu
Abrindo um infinito ao rumo dos teus passos;

Pairando numa esfera acima deste plano,
Sem recear jamais que os erros te retomem,
Quando já nada houver em ti que seja humano,
Alegra-te, meu filho, então serás um HOMEM.
A Mente Divina

A Ciência esotérica espiritual começa assinalando que podemos crer, mas não sabemos que Deus existe; tudo o que conhecemos é que existimos e o mundo também. É a partir destes fatos positivos que se deve construir e não a partir de crenças dogmáticas e contestáveis.
Demonstrando que o eu, o tempo, o espaço e a matéria são mentais, a presença do mundo inteiro no pensamento humano perde todo o sentido se não existe uma Mente mais vasta que o possa pensar, porque o espírito humano nunca criou voluntariamente tal mundo. Crer que estas idéias podem existir separadamente, sem um pensamento para engendra-las, é crer num absurdo. Não obtemos o conhecimento da existência do mundo através de nossos cinco sentidos senão porque temos o conhecimento de nossa própria existência. As idéias não podem estar suspensas no vazio, devem pousar numa base. Esta base deve achar-se sempre presente, com idéias ou não. É este principio que nos permite duvidar do valor facial das aparências materiais porque sua existência prende-se a ele. Pensar o mundo pressupõe a existência de um Espírito que pensa. O erro do materialista é ignorar o Espírito Cósmico para o qual um mundo deve existir, e do qual não pode ser separado. Enquanto o mundo exista este Espírito deve estar lá. Esta dedução é rigorosamente reclamada pelo raciocínio.
Com efeito, o mundo como idéia proclama o fato de que uma Mente superior consciente e inteligente existe para engendrar simultaneamente e finalmente esta idéia. Por outras palavras, em nenhum momento o mundo foi sem Deus, neste sentido. O corolário natural e inevitável é que o homem nunca foi privado da presença de Deus. A própria existência do mundo deve, portanto, depender da presença imanente da Mente Divina, como a própria existência de cada homem deve tê-lo como Senhor secreto e interior.
Como se poderia qualificar verdadeiramente de culto um homem que tivesse passado e vivido na terra sem procurar de algum modo compreendê-lo, ou pelo menos comunicar-se com ele? O orgulho humano deve, sem duvida alguma, dobrar os joelhos diante do Espírito, porque é ele não somente o primeiro estado da matéria mas também a fonte primeira do ser individual. Sem sua presença, o ateu seria incapaz de formular sua negação, e o agnóstico, suas dúvidas.
É impossível construir uma metafísica capaz de resistir às criticas sem se elevar às bases da Ciência Esotérica espiritualista. A religião não pode achar outra base cientifica; todas as outras são apenas dogmáticas e só fazem apelo à fé, com muito valor verdadeiramente, mas com pouco apoio na razão.